Você está cansada de usar sempre os mesmos looks? Ou acha que o seu armário tem poucas opções de peças? Ou ainda, não consegue desapegar de algumas peças porque sempre acha que um dia vai usar? Então estas regrinhas simples, para criar um guarda-roupa capsula, podem te ajudar a multiplicar as combinações e ter uma melhor visão do seu armário!
Precisamos somente de 14 peças para compor 30 looks em um guarda-roupa capsula!! Como assim?? Exatamente isso que você leu! Parece loucura mas não é! E você certamente parou para pensar agora que tem muito mais peças do que isso nas suas prateleiras e está achando impossível!!!! heheh 😉 Acertei?!
Então, imagino que você tenha ficado curiosa e queira saber como são essas regrinhas desse guarda-roupa mágico e que faz o milagre da multiplicação? Pois vamos te contar!
Faça o teste e descubra como valorizar o seu tipo de silhueta e disfarçar os seus possíveis complexos com o corpo! De nada adianta você usar as regrinhas e as peças combinarem entre si, se você se olhar no espelho e não se sentir bem nelas! Você até vai criar o look diferente, mas nunca usará da mesma forma. Então aprender como usar as roupas também é muuuuuito importante! E você encontra isso também clicando aqui!
Agora sim, vamos lá 😉
Como no Brasil temos vários climas, vamos pensar em uma estação, ok? E usar o exemplo de um guarda-roupa de meia estação. Neste caso, precisamos de peças mais quentes e fresquinhas no mesmo armário, o que dificulta mais a combinação e a multiplicação dos looks mas, mesmo assim, olha com vai funcionar!!
A ideia de capsula é fazer com que estas peças combinem o máximo entre si, ok?
Este exemplo também poderia ser das roupas que você usa para trabalhar ou de uma mala de viagem. São 14 peças entre blusas, blusões, casaquinho, blazer, saia, calça e vestidos. Uma opção bem variada!
Agora vejamos 30 combinações de looks diferentes que estas peças podem criar no seu guarda-roupa capsula:
Impressionante não é? Por exemplo, você poderia trabalhar durante um mês sem repetir um look, isso não é fantástico? E para você chegar em um resultado semelhante, precisamos pensar no seguinte:
Crie uma paleta de cores para os looks do seu guarda-roupa capsula:
Quanto mais cores e estampas diferentes, mais difícil fica de combinar as peças então escolha uma paleta de cores que combinem entre si. Vai ser mais fácil de misturar as peças e criar + looks. E isso não significa que você não poderá ter estampas nessa gama, mas sim, de que as estampas que você escolher devem conter as cores que você normalmente usa, para que combine de uma forma mais fácil com peças variadas que você tenha.
Pense em uma paleta de cores que você goste mais e procure comprar sempre o mais próximo possível destas cores.
1 x 5
Outra regrinha que versatiliza muito nosso guarda-roupa é: precisamos de mais blusas do que calças (ou partes de baixo) para termos mais opções de looks diferentes. As pessoas olham mais para cima do que para baixo, por isso é muito tranquilo repetir uma calça. Ninguém presta muito atenção. Então exercite isso agora pegando 1 calça e combinando com 5 blusas diferentes que você tenha.
Faça isso com pelo menos duas peças de baixo e você já vai perceber quantos looks diferentes podemos criar.
1×3
Mais uma regrinha boa para testar: Pegue 1 blusa, por exemplo, e teste com 3 peças que você não está acostumada a combinar. Uma camisa de trabalho, pode criar um look de fim de semana com uma bermuda e uma sapatilha. Ou uma calça de alfaiataria com uma camiseta descolada pode ser uma opção estilosa para um happy com as amigas.
Curtiu a ideia de um guarda-roupa capsula?
E dificilmente você só tem 14 peças, não é?!
Então faça o teste com o seu armário e veja quantas opções diferentes você pode criar!!!!! Certamente mais de 30 😉
Faz sentido agora você desapegar de roupas que não usa mais? Você pode montar muitos looks com o que já tem! Qual a sua maior dificuldade para montar o guarda-roupa capsula?
Leia também: 9 Dicas para uma mala de férias enxuta!
Bjokas
Dica de Stilo