Com a proximidade do verão usamos o look mais colorido e com isso chegam as dúvidas de como combinar cores e coordenar a paleta no visual, sem errar na imagem que queremos passar.
A cada coleção, surgem novos tons e outros desaparecem. Assim como combinar cores da estação, a moda também é cíclica. E faz parte desta indústria reinventar-se a cada coleção, criar tendências e colocar novas cores nas peças.
Só uma coisa não muda: jogar com as cores no look continua sendo um dos grandes exercícios de estilo. As pessoas me perguntam quais são as regras para a combinação de cores na hora de se vestir. Como se existisse um certo e errado universal e escolher as cores fizesse parte de uma equação matemática igual para todos. Mas isso não é assim!
Então, como saber como combinar cores? Qual tom combina melhor?
O sentimento vai nos dizer e, se ainda ficar na dúvida, a natureza nos conta nas cores de um dia azul ensolarado refletido nas copas verdes da árvores, em seus campos com rebanhos leiteiros em preto e branco, nas mil cores das flores de um lindo arranjo ou na borboleta amarela que passa pela janela em um fundo cinzento dos prédios.
Essas lembranças visuais estão no fundo da nossa mente. Devemos nos permitir experimentar, a regra é não racionalizar nesta hora e permita-se testar novas possibilidades, sentir a emoção que a combinação traz. A forma como a gente coordena cores transmite mensagens importantes de estilo, e a forma como a gente escolhe usar essas coordenações diz muito sobre a nossa personalidade. Sabiam?!
O mais importante nesse processo é entender que a combinação de cores provoca efeitos visuais. As chamadas harmonias, ou seja, as possíveis combinações entre as cores e seus tons, que transmitem ou ajudam a reforçar sensações e emoções.
Como combinar cores?
Um grande aliado nessa hora é o círculo cromático que nos ajuda a entender a teoria. Mas não é preciso decorar a ordem em que as cores aparecem no círculo, aliás ninguém decora! Essa referência pode ser consultada o tempo todo! Assim a gente pode ir procurando variações claras ou escuras, mais neutras ou mais coloridas, até mais viva e vibrante dentro de cada tom da roda para criar várias opções.
Harmonia Monocromática
Tom sobre tom (degradê, uma única cor declinada em mais ou menos claro ou escuro).
Harmonia Análoga
São cores vizinhas no círculo cromático.
Harmonia Complementar
A harmonia complementar é formada por duas cores opostas no círculo.
Harmonia Bicolor
Esta harmonia tem como base o preto ou o branco associado a uma cor, fácil né?
Teste novas combinações, sem medo de errar! Quando tiver dúvida, experimente na frente do espelho. Só assim você terá certeza se gosta e se combina com seu estilo!
Oi Georgia,
Ótimo post sobre harmonização!!
Quando publicares o Guia das magrinhas c/ certeza vou querer esse kit sobre cores também 😉
Abçs
Que bom que gostou!! O seu guia está no forno, logo logo estará ai 😉