Faça um teste de cores caseiro! E descubra a sua cartela perfeita!

You are currently viewing Faça um teste de cores caseiro! E descubra a sua cartela perfeita!

Você sabia que as cores podem valorizar ou não o seu rosto? É isso mesmo! Então que tal fazer um simples e caseiro teste de cores para descobrir qual a cor que fica melhor em você?

Uma das etapas da consultoria de imagem consiste em descobrir os tons que valorizam a sua pele e pra isso é feito um teste de cores. Por isso, sabe aquele dia em que somos elogiadas por várias pessoas e não sabemos o que foi feito de diferente? Pode ter certeza de que a cor da sua roupa fez muita diferença nesse julgamento. Por isso, que tal descobrir qual tom valoriza mais você?

Foto Google

Independente da cor da sua pele, o teste de cores é o mesmo!

As cores que usamos nos nossos looks têm o poder de suavizar manchas, linhas de expressão, olheiras, dão viço para a pele e iluminam o olhar! Agora imagina o quanto você pode usufruir deste efeito usando a cor certa? Legal né! E aqui neste post você vai aprender como fazer um teste de cores caseiro!

Teste de cores: Qual a melhor cor pra você?

Para descobrir as cores que valorizam sua pele é possível fazer um teste com alguns tecidos. E quando eles são comparados na ordem certa, trazem como resultado uma cartela de cores pessoal que ajuda você a valorizar mais o seu rosto!

Tecidos usados no teste de colorimetria

São três itens importantes que devem ser avaliados: cores quentes ou frias, claras ou escuras e opacas ou iluminadas. Então, desta comparação de tecidos sai uma definição para o seu tipo de pele!

Talvez você já deve ter ouvido falar por ai….primavera, verão, outono e inverno e suas variações mais fortes ou fracas.

Claro que tantos detalhes podem ser melhor analisados por uma pessoa habilitada! Mas algumas dicas caseiras podem ajudar você a, pelo menos, saber se a sua pele é quente ou fria. Quer ver como?

Conheça o círculo cromático para entender onde estão estas cores:

Circulo Cromático

O círculo é muito usado para diversas áreas e representa como as cores são percebidas pelo olho humano. Ele serve como um guia para podermos identificar as harmonias das cores: complementares, análogas, equilaterais, monocromáticas e outras combinações possíveis. (leia aqui também: Como combinar cores no look?)

Você pode ver que ele é dividido em duas partes! De um lado ficam as cores quentes que têm a presença mais forte do amarelo na sua mistura e no outro ficam as cores frias com a presença do azul no mix da cor. Mas assim como no círculo, a nossa pele também tem um fundo mais frio ou quente na composição. E é isso que vamos descobrir com este teste.

Foto: Google

Faça o teste de cores quentes e frias em casa:

  • Primeiro, limpe bem o rosto! Porque o resultado será mais fiel se você estiver sem maquiagem e sem brincos ou acessórios.

  • Escolha um local iluminado naturalmente (luz do dia), e coloque um espelho na sua frente! Peça para alguém te ajudar a segurar ou apoie em algum lugar.

  • Pegue um tecido vermelho e outro roxo, pode ser uma blusa ou vestido que você tenha ou até uma toalha (de preferência sem brilho e o mais fosco possível).

  • Coloque esses tecidos sobre os ombros, um em cima do outro, próximo ao pescoço. Olhe bem todos os detalhes do seu rosto: cor das olheiras ou sombra na região! Cor da pele! Manchas! Volume do queixo e mandíbula! A sombra que o seu rosto faz no seu pescoço! A cor dos olhos! O tom do branco do olho! Enfim, tudo que você puder notar.

  • Agora, olhando para o espelho, tire o tecido de cima e veja a diferença que o reflexo da cor faz no seu rosto. Observe os detalhes que mais chamaram atenção. Mas atenção: para algumas pessoas a diferença pode ser sutil e para outras muito aparente! Então não se preocupe, é normal já que aqui você só está fazendo um teste simples.

Cadastre e receba os truques de imagem mais incríveis!!!

  • Repita o processo várias vezes, atente aos detalhes, repita cada vez olhando para um ponto diferente do rosto. Você fica mais pálida? Mais amarelada? Ou uma cor mais saudável! Pense no que você menos gosta, são as olheiras? As manchas? As linhas de expressão? A falta de formato de rosto definido na região do queixo? Veja qual cor você disfarçou mais as suas imperfeiçoes.

Resultado do seu teste de cores:

Se você achar que ficou melhor com o roxo, provavelmente você tem a pele fria! Por outro lado, se você preferir o vermelho, você pode ser quente. Agora veja abaixo a sua possível cartela de cores favoráveis:

Cartela para pele fria
Cartela para pele quente

Claro que esta é uma forma muito simplificada. No teste completo são feitas muitas variações para se ter certeza se a pele é fria ou quente. Além das outras variantes clara ou escura e opaca ou iluminada, que definem a paleta de cores de cada pessoa. Mas é uma maneira de você conhecer um pouco melhor como funciona a sua pele e os efeitos das cores nela.

Esse teste pode servir de orientação para suas roupas mas também para a sua maquiagem, esmaltes e até de tinturas ou mechas para os cabelos!

Faça você também e descubra as cores que valorizam a sua pele 😉

Bjokas

Dica de Stilo

4.6 9 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
2 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Jessica

O artigo pede pra escolher um tecido vermelho e um roxo e ao final questiona sobre vermelho ou rosa. É roxo ou rosa?